sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Separar o lixo: por quê?

Separar o lixo: por quê?



Lixo-03
Você sabe por que deve separar o lixo ao descarta-lo? Explicamos porque diferenciar orgânicos e recicláveis na hora da limpeza.

A importância de separar o lixo

O lixo orgânico é aquele produzido por animais ou vegetais e não pode ser reciclado. Nessa categoria estão restos de comida, papel higiênico ou guardanapo, etc. Esse tipo de lixo vai para incineração ou aterro sanitário, já que não pode ser reaproveitado.
Separar o lixo 02
Entenda o que é lixo reciclável e orgânico (Imagem: Reprodução)
Já o lixo reciclável são os papéis, plásticos, metais. São materiais que vão para usinas de reciclagem, para serem reaproveitados ou transformados em novos materiais. Nas usinas, eles são separados por tipo, prensados e encaminhados para seu destino.
Quando esses dois tipos de lixo de misturam, o conteúdo orgânico inutiliza o reciclável, tornando-o inútil. Isso faz com que todo o material que poderia ser aproveitado seja descartado. O resultado: mais espaço ocupado com lixo, necessidade maior de produção de material com matéria-prima natural… Ou seja, ao misturar tipos de lixo, você pode estar causando um dano muito maior à natureza do que parece.
Separar o lixo 03
Cerca de 30% do lixo reciclável é inutilizada por estar misturado a rejeitos (Imagem: Reprodução)
Em casa, basta separar o lixo em reciclável e orgânico. Quando estiver em locais que disponibilizam lixeiras seletivas (aquelas que diferenciam os materiais por cor), deposite seu lixo no recipiente certo. O natureza e quem trabalha com lixo agradecem.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

10 curiosidades estranhas que talvez você não sabia

  1. Se uma pessoa gritasse durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, teria produzido energia suficiente para aquecer uma xícara de café…
  2. Em 10 minutos, um furacão produz mais energia do que todas as Armas Nucleares juntas.
  3. A probabilidade de você viver até os 116 anos é de um em 2 bilhões.
  4. É fisicamente impossí­vel lamber o próprio cotovelo.
  5. Um raio atinge uma temperatura maior do que a da superfície do sol.
  6. Os raios se movem com velocidade média de 246 km/s para descargas com polaridade positiva e 304 km/s para as descargas de polaridade negativa.
  7. No núcleo do sol, a cada segundo, 600 milhões de toneladas de hidrogênio se convertem em héio.
  8. Um pedaço de uma estrela de neutrons do tamanho de uma cabeça de alfinete pesaria um milhão de toneladas.
  9. O eco que ouvimos em certas ocasiões é devido à repetição de um som pela reflexão da sua onda sonora.
  10. O grafite do lápis e o diamante possuem a mesma forma química e se diferenciam unicamente pela estrutura cristalina

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

LAGOA DA PETROBRAS CAUSAS E EFEITOS

QUASE UMA TONELADA DE PEIXES MORTOS NA LAGOA DA PETROBRAS

:

Falta de oxigênio e acúmulo de toxinas mataram os animais na lagoa em Ibirité, região metropolitana de BH. Problema vem aumentando desde 2009

A falta de oxigênio e o acúmulo de toxinas, vindos sobretudo de dejetos domésticos, mataram quase uma tonelada de peixes na Lagoa da Petrobras, em Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte. A lagoa fica perto da refinaria Gabriel Passos, em Betim.
Leia trecho da matéria publicada no jornal O Tempo:
Quase uma tonelada de peixes mortos em uma semana, por causa da falta de oxigênio e das toxinas na água, que tornam a carne imprópria para o consumo humano. Esse é o resultado da poluição que, nos últimos dias, tomou conta da lagoa da Petrobras, em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o diretor da Organização Não Governamental (ONG) Renascer, Anderson Mourão, o problema existe desde 2009, quando aumentou o despejo de esgoto doméstico no lago. Nos últimos dias, a situação se agravou porque as chuvas reviraram as águas, levando os sedimentos depositados no fundo até a superfície. "Com isso, os peixes ficaram sem oxigênio, causando as mortes", explicou Mourão.

Segundo ele, a poluição leva a uma grande concentração de matéria orgânica nas águas, o que contribuiu para a proliferação dos aguapés, que tomaram conta do espelho d’água. "A própria prefeitura e os moradores pioram ainda mais a situação, despejando lixo à beira dos córregos", diz.
Em apenas um ponto da lagoa, onde fica a sede do clube da Petrobras, uma contenção foi feita para afastar as plantas, deixando um espaço descoberto para os peixes respirarem. Porém, com as chuvas, os peixes acabaram não tendo salvação.

Com tristeza no olhar, o zelador Mateus Mariano, 72, usava ontem um carrinho de mão para retirar uma média de 100 kg de tilápia por dia da parte ainda não tomada pelos aguapés. "É muito difícil acreditar que isso está acontecendo", lamentou o zelador.

A Prefeitura de Ibirité e a Copasa informaram que, em 2012, firmaram uma parceria para despoluir a lagoa, com investimentos de R$ 140 milhões. Obras para construção de redes coletoras de esgoto e de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) estão sendo feitas.

A prefeitura também informou que irá aumentar a fiscalização sobre o lixo jogado no entorno do espelho d’água. Até o fechamento desta edição, a Petrobras não havia se pronunciado sobre a situação.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Seu computador Vale ouro. Você sabia?

Curiosidades sobre Lixo Eletrônico..?

As placas mãe de computador possuem uma pequena quantidade de ouro, mas é pequena não tente raspar uma placa porque você não vai conseguir nada, as placas sucateadas são recolhidas por uma determinada empresa, são trituradas e exportadas para a Europa, lá na fabrica eles fundem as placas e retiram o ouro através de processos químicos, em um ano eles conseguem produzir cinco vezes mais que uma mina de exploração em média, isso sem falar na preservação do meio ambiente em vários aspectos, espero ter ajudado.

Fonte(s):

Fonte: TV CULTURA